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17/06/2019

Dicas: como escolher o melhor subwoofer

Fundamental em um home theater, o subwoofer é quem reforça o som com impacto, adiciona sutilezas de baixas frequências que nos mantém ligados e torna as músicas, filmes, séries e até jogos mais emocionantes e imersivos. Os graves permitem que você literalmente sinta uma nota musical ou um efeito sonoro, incluindo explosões, trovões, rugidos de tigre, pisadas de dinossauro e outros sons de baixas frequências geradas eletronicamente.

O sub confere reprodução potente e realista dos efeitos do canal LFE, que costuma receber a faixa de graves entre 20Hz e 200Hz, a depender da configuração feita no menu (bass management) do receiver ou processador surround. É claro que nem todos os modelos alcançam a frequência de 20Hz (ou abaixo) sem grande perda de energia (amplitude), apesar de que mesmo acima disso é suficiente para criar aquela sensação de frio na espinha.

No entanto, não leve tão a sério a especificação de resposta de frequência. Já testamos subs especificados para até 20Hz, mas que na prática apresentavam graves rasos e anêmicos. É possível julgá-lo mais facilmente pela capacidade de produzir maior extensão de graves, pressão sonora com um mínimo de distorção e precisão ou velocidade na resposta. Quando se trata de subwoofer, o maior não necessariamente significa o melhor.

Em uma sala acima de 25m2, recomenda-se um modelo potente com driver de 12”. Esses apresentam gabinete mais volumoso para gerar maior circulação de ar e produzir graves fortes e encorpados capazes de preencher grandes espaços, certo? Nem sempre. Também sofremos algumas decepções com subs de 12”, que não tinham o aporte de um amplificador potente o suficiente, além de um gabinete rígido e estruturado para evitar ressonâncias exageradas.

O resultado disso: graves fracos, distorcidos e uma sensação de frustração ao ver o sub “andar” inconvenientemente pela sala a cada cena explosiva. Em contrapartida, já avaliamos modelos de 8” e de 10” com potência entre 200W e 2700W, que atingiam desempenho superior a modelos de 12” de baixa qualidade, graças a uma amplificação alinhada a um projeto coeso de falante e gabinete.

Mais uma dica: cuidado nas pesquisas. Não faça do preço muito baixo o principal critério e evite marcas de procedência duvidosa, ou que não sejam distribuídas oficialmente no Brasil. Para mais detalhes sobre as características de construção dos subwoofers – e sua influência no desempenho – não deixe de ver a matéria completa na edição de 274; baixe agora o app para ver a versão digital ou solicite já a edição impressa.

FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

https://www.hometheater.com.br/portal/2019/06/17/dicas-como-escolher-o-melhor-subwoofer/

17/04/2019

Condicionadores GR Savage são controlados por automação

 

 

 

Há 40 anos no segmento nacional de proteção elétrica para sistemas de áudio e vídeo, a GR SAVAGE decide comemorar essa nova fase com a sofisticada linha SDA de condicionadores voltada a equipamentos de alto padrão e centrais de automação. Todos apresentam painel frontal de alumínio com saída de energia USB e voltímetro digital.

Além de mostrar o status da rede, esse display dimerizável permite programar a sequência de energização de cada bloco de tomadas, inclusive com atraso (delay), para evitar picos de corrente. Outra possibilidade é o ajuste da voltagem para que o circuito acione a melhor proteção contra sobretensão e subtensão, de acordo com especificação de cada aparelho. Um circuito seguidor de senoide (Sine Wave Traking) visa a filtragem de ruídos (EMI e RFI).

 

Na parte de automação, é através de conexão RS-232 que é possível controlar remotamente os blocos, programar a reinicialização (reset) da central e verificar parâmetros de funcionamento. E ainda, com a função Infravermelho Learning, o usuário utiliza qualquer controle remoto disponível na sala para comandar o condicionador. E, por meio da saída Trigger 12V, ativa motores de telas, lift e cortinas elétricas.

O modelo SDA3000, de 3000 watts e voltagem de 115 volts, traz 15 tomadas filtradas e protegidas, sendo quatro delas duplamente filtradas para fontes de sinal digital. Apesar de trabalhar em rede 220V, o SDA2700 (2700W) alimenta treze produtos com 220V e quatro com 120V. Já o SDA1300 (1300W) atua também como transformador de 220V para 120V em todas as suas 12 tomadas.

Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

https://www.hometheater.com.br/portal/2019/04/17/condicionadores-gr-savage-sao-controlados-por-automacao/

11/03/2019

Mantenha o home theater seguro durante as tempestades

É nessa época do ano que o condicionador de energia volta a ser um dos produtos mais lembrados e essenciais em qualquer sistema, simples ou sofisticado; saiba os motivos.

O primeiro e mais importante papel do condicionador é assegurar proteção contra a variação de tensão, situação em que a voltagem nominal da rede, de 110V ou 220 volts, atinge valores abaixo (subtensão) ou acima (sobretensão) ao tolerado pelos aparelhos. A variação mais nociva é obviamente ocasionada pelos surtos (spikes) em fração de segundos de tensão, corrente ou potência.

Esses picos podem ocorrer pelo liga e desliga de motores de elevada potência em indústrias próximas, restabelecimento de energia após um corte momentâneo (blackout) em que a energia retorna com muito mais intensidade, ou mesmo no caso da rede elétrica ser atingida por descargas atmosféricas.

Aliás, é entre os meses de dezembro e março com as grandes tempestades que os riscos de surtos por raios aumentam. A tensão da rede pode rapidamente ultrapassar os 6.000 volts e acarretar sérios prejuízos aos equipamentos. Sempre que a tensão da rede baixar ou subir de sua faixa operação, o condicionador desliga a energia que abastece as suas tomadas.

O segundo é atenuar anomalias transitórias em forma de ruídos na rede elétrica que possam prejudicar o desempenho do sistema de áudio e vídeo. Especialistas e entusiastas experientes em áudio e vídeo são unânimes em afirmar que a energia pode em parte determinar o desempenho dos equipamentos.

Esses problemas na rede muitas vezes se dão com o surgimento de harmônicos múltiplos da frequência fundamental de 60Hz – que traduz o ciclo da corrente ou quantas vezes por segundo ela vem e vai –, após ser distribuída e consumida em locais de alta demanda de carga, como fábricas, shoppings centers, hospitais etc. 

Filtro comum não serve

Evite usar filtro de linha e estabilizador de computador no sistema. Esses acessórios não costumam atender à demanda de potência de todos os aparelhos de áudio e vídeo, apesar dos fabricantes alegarem o contrário.

No caso do filtro, mais comum e barato, a maioria está mais para régua ou extensão, por sua topologia frágil, por vezes precária, que inclui internamente lâminas de latão para barramento, em vez de tomadas separadas, e carcaça em plástico.

Muitos filtros possuem apenas um varistor de baixa capacidade de absorção de energia em excesso, quando o correto é ao menos três – entre o fase e o neutro, entre o fase e o terra, e entre o neutro e o terra – ou vários se usados em série, para maior segurança contra surtos.

Para mais detalhes sobre como garantir a proteção elétrica e o alto desempenho do sistema de áudio e vídeo entre no site da revistahome theater e baixe a edição digital (#271) ou reserve o seu exemplar impresso de HOME THEATER & CASA DIGITAL.

*artigo feito por Alex dos santos e retirado da pagina da revista home theater*

https://www.hometheater.com.br/portal/2019/03/11/mantenha-o-home-theater-seguro-durante-as-tempestades/#

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Estamos no mercado há mais de 10 anos como loja física sempre desenvolvendo e executando projetos para home theater, sonorização, automação. Para brindar esse sucesso em atendimento, produtos de qualidades, equipe técnica qualificada estamos dispondo as principais marcas e produtos para home theater e sonorização através de nossa loja on line. Compre conosco e daremos todo suporte técnico no desenvolvimento e execução do seu projeto!

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